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Dúvidas frequentes

Planos de Internet

As dúvidas mais frequentes sobre M2M

1

Qual APN deve ser configurada nos dispositivos de M2M?

Para M2M, a Claro disponibiliza APN específica para configuração dos equipamentos:
g.claro.com.br
generica.claro.com.br

2

É possível utilizar qualquer SIM Card nos produtos de M2M?

Não! Os SIM Cards de M2M possuem características diferentes dos demais chips de Voz e Banda Larga. O uso de outro SIM Card nos equipamentos de M2M pode comprometer seu funcionamento.

3

Posso fazer ligações e enviar SMS nas linhas de M2M?

Os planos de M2M PME vigentes não contemplam chamadas de voz e envio de SMS. No entanto, é possível fazer o desbloqueio dessas funções ligando para a Central de Atendimento, no 1052.

4

Eu posso compartilhar a franquia entre as linhas?

Não! Os planos do portfólio atual de M2M PME são individuais, ou seja, não podem ser compartilhados com outras linhas.

5

Há cobrança de excedentes após atingir a franquia de dados contratada?

Não! Os planos do portfólio atual de M2M PME são controlados, o que significa que a linha é bloqueada após atingir a franquia contratada. Não há cobrança de excedentes, mas não é possível trafegar dados até o encerramento do ciclo de cobrança.

Multa contratual

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O que é multa contratual? Como ela é cobrada e em quais cenários?

É o valor cobrado em caso de rescisão de contrato. O prazo de 24 meses é o período de carência contratual em que é cobrado multa no caso de cancelamento antes do término do contrato. A multa incidirá sobre os 24 meses de carência/compromisso do cliente caso venha a solicitar o cancelamento de algumas ou todas as linhas.

Quando a multa é aplicada:

  • Cancelamento: a Claro pode realizar a cobrança de multa contratual, quando o período de carência não tiver sido cumprido pelo cliente, tanto para cancelamento de linha como para cancelamento de módulos/serviços
  • Downgrade (Redução de franquia ou módulos):  a Claro pode realizar a cobrança de multa contratual, quando o período de carência não tiver sido cumprido pelo cliente.

Cálculo para o Cancelamento da linha/serviço: 50% (cinquenta por cento) do(s) valor(es) individual(is) mensal(is) cancelados , multiplicado pela quantidade de meses restantes para o término do período de permanência/carência.

Suspensão voluntária gratuita

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Posso realizar essa solicitação à qualquer momento? Por quanto tempo a linha pode ficar suspensa?

O cliente pode solicitar a interrupção da prestação de serviço gratuitamente a cada 12 meses.

O prazo para permanecer suspenso é de 30 a 120 dias, e poderá solicitar a restauração a qualquer momento, porém, quando atingir o prazo máximo de 120 dias a linha será restituída automaticamente.

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Serei cobrado de mensalidade durante a suspensão?

Durante o período escolhido pelo cliente a Claro manterá a linha suspensa, não cobrará mensalidade, taxas ou serviços adicionais.

para clientes Corporativos  somente o que é cobrado a nível assinante é isento de cobrança nesse período, o plano que está a nível contrato permanecerá sendo cobrado para as linhas que ficaram ativas.

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Como faço para solicitar a suspensão?

A suspensão pode ser solicitada através do atendimento 1052.

Renovação contratual

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Estou elegível à renovação? Como posso fazer para realizar a renovação do contrato?

A renovação do contrato pode ser feita através do canal 1052 ou pelo consultor de vendas da Claro.